top of page
athis14

7ª Conferência debate cidades inclusivas e sustentáveis

O evento vai discutir questões urbanas, além de eleger os delegados para a Conferência Estadual


     Com o tema "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social", será realizada a sétima edição da Conferência Municipal das Cidades. O evento acontece no dia 7 de dezembro, no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi (Super Creche).

 

Divulgação


O evento bienal, realizado desde 2010 em Londrina, tem como objetivos a interlocução entre autoridades e gestores públicos, mobilização da sociedade para a resolução de problemas na cidade, promoção da participação popular em diversos segmentos de desenvolvimento urbano e estímulo de uma gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano de estados e municípios. 

Maria Cecília Loures, participante do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial e que representa a Associação de Moradores do Vale dos Tucanos na Conferência, fala sobre a importância do evento: “O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para o enfrentamento de problemas no município, e também contribuir com ações em comum com as cidades do Paraná e Brasil”.

Cecília também faz parte do Movimento pela implantação da ATHIS em Londrina, representando o Centro de Direitos Humanos (CDH). “Estou contribuindo para a construção do processo, participo das reuniões e atuo na coleta de assinaturas para o abaixo-assinado”, afirma. 

A Conferência Municipal das Cidades vai eleger os delegados, que representarão Londrina na Conferência Estadual, que definirá os delegados para a Conferência Nacional. A quantidade dos representantes é calculada com base no número de habitantes do Município.

No caso de Londrina, são eleitos 60 delegados, divididos em categorias: 42% de setores públicos, 26,70% pertencentes a movimentos populares, 9,9% de representantes sindicais de áreas de desenvolvimento urbano, 9,9% de movimentos populares ligados ao desenvolvimento urbano, 7% de membros de entidades profissionais, acadêmicas e conselhos, além de 4,20% das Organizações Não Governamentais (ONGs).  

A participação da Conferência é gratuita, livre e dividida em três grupos: público observador, delegados e convidados. Para participar como observador, é necessário apenas realizar a inscrição em data ainda a ser divulgada. Para as entidades, que podem se inscrever antecipadamente ou até no dia do evento, é necessário levar uma carta oficial de indicação, documento de identificação com foto do delegado e suplente juntamente com a ata da última eleição da entidade.


Júlia Bellizzi – estagiária

Com supervisão de Raquel de Carvalho

Yorumlar


bottom of page