top of page
athis14

ATHIS é divulgada em eventos internacionais

O Movimento da ATHIS rompe fronteiras. Dois participantes do Projeto de Extensão e Pesquisa 2433 marcaram presença em eventos internacionais em que, ao lado da apresentação de trabalhos científicos, divulgaram a campanha pela implantação da ATHIS em Londrina por meio de um projeto de lei de inciativa popular.

O mestrando Thiago Gomes Souza participou do 10º Congresso Pluris'24 Cidades e Territórios em Transição, de 16 a 18 de outubro, na Universidade do Minho, em Guimarães, Portugal. O evento é uma série bienal de “Congressos para o Planeamento Urbano, Regional, integrado e Sustentável”, iniciada em 2005 e resultante da parceria de Investigadores portugueses e brasileiros, que tem lugar alternadamente no Brasil e em Portugal.




Thiago apresentou o trabalho “As forças sociais, econômicas e políticas da urbanização periférica: transformações em habitação de interesse social em Londrina-PR”. Segundo ele, a receptividade do tema superou suas expectativas. “A urbanização das periferias, sob o enfoque da HIS e com ênfase na interlocução com moradores, que trato na minha pesquisa de mestrado, despertou a atenção dos participantes”, diz Thiago.

De volta ao Brasil, Thiago participou também do 8º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ENANPARQ), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que teve como tema central "Encruzilhadas - convergências e dispersões".  Ele apresentou o trabalho “Urbanizando territórios periféricos: implantação e consolidação de habitação de interesse social em Londrina-PR”, que igualmente foi bem recebido pela audiência do evento.

A professora Olívia Orquiza de Carvalho Zara, por sua vez, utilizou parte da sua presença no 12º World Urban Forum, realizado no Cairo, Egito, para disseminar os debates e ações que têm sido feitos no Movimento da ATHIS em Londrina. “Foi bastante interessante perceber o quanto as pessoas ficaram entusiasmadas com a nossa experiência”, afirma. Segundo ela, o evento, realizado a cada dois anos desde 2001, é considerado o maior fórum de promoção de urbanização sustentável no mundo.

Olívia ressalta que o formato do evento, que reúne organizações governamentais e não governamentais, associações de moradores e outros segmentos da sociedade, não é focado em questões técnicas, o que possibilita uma reflexão importante sobre a questão no mundo.




Representando a Fundação Araucária, Olívia destacou na sua apresentação os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI), incluindo a Agenda 2030, com ênfase no componente ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Ela participou de dois eventos paralelos. O primeiro foi “Knowledge in action: bridging policy and practice through scientific research for SDG localization”.

O segundo foi intitulado “City Labs bridging to local and global actions for inclusive digital urban transformation”. Nas duas apresentações, Olívia buscou “ressaltar a importância do diálogo entre a academia e a sociedade, promovido por meio do trabalho em rede na perspectiva da quádrupla hélice (academia, governo, sociedade civil e iniciativa privada)”. No decorrer do evento estabeleceu contatos com organizações e entidades que podem se tornar parceiros da UEL.

Comentários


bottom of page