top of page

Movimento pela ATHIS participa da 7ª Conferência das Cidades em Londrina

athis14
Foto: Marina Honorato

A 7ª Conferência Municipal das Cidades reuniu 101 pessoas dos diversos segmentos da sociedade no auditório do Centro de Educação Infantil Valéria Veronesi, no centro da cidade. Foram eleitos 47 delegados, que representarão Londrina na Conferência Estadual, ainda se data definida. Alunas e alunos que participam do Projeto Integrado 2433 e do movimento pela implantação da ATHIS em Londrina, liderados pela professora Olívia Orquiza de Carvalho Zara, atuaram ativamente, auxiliando na organização dos trabalhos.

Várias entidades do movimento também estiveram presentes, como o Centro de Direitos humanos (CDH) que inclusive compôs a comissão organizadora.

A Conferência teve início às 8 horas, com o credenciamento dos representantes dos segmentos que foram: gestão pública, movimentos populares, organizações não governamentais, entidades sindicais de trabalhadores e de empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, assim como representantes de conselhos profissionais.


Soluções sustentáveis


Três eixos orientaram o debate, com o objetivo de propor soluções sustentáveis para os problemas urbanos que a sociedade enfrenta: a) Articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas; b) Gestão estratégica e financiamento; e c) Grandes temas transversais: sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território inclusivo e com justiça social. Após as palestras iniciais das professoras Beatriz Fleury e Silva, da UEM, e Olívia Orquiza, da UEL, e da aprovação do regimento da Conferência, os presentes se organizaram em grupos para debaterem os eixos propostos.


Professora Beatriz Fleury e Silva, da UEM. (Foto: Marina Honorato)

A professora Beatriz Silva fez uma rápida explanação sobre as Conferências anteriores e explicou os eixos desta Conferência a serem debatidos pelos participantes.

A professora Olivia Orquiza discorreu sobre o desenvolvimento urbano sustentável de Londrina, relacionando aos principais problemas a serem enfrentados para aumentar a resiliência do município.



Professora Olivia Orquiza, da UEL. (Foto: Marina Honorato)

No período da tarde os grupos apresentaram suas proposta à Plenária do evento, quanto foram votadas, objetivando compor as Resoluções locais. Também foram escolhidas as proposições que deverão ser apresentadas à Conferência Estadual e eleitos os 47 delegados.

Comments


bottom of page