Católicos reforçam campanha pela implantação da ATHIS
- ATHIS LONDRINA

- 17 de abr.
- 2 min de leitura

Dezenas de fiéis da Arquidiocese de Londrina estão aptos a coletar assinaturas do abaixo-assinado e a partir de agora reforçam o Movimento da ATHIS para implantar o projeto de lei de iniciativa popular, que vai beneficiar famílias com renda de até três salários mínimos. Os paroquianos participaram da oficina de formação realizada na última terça-feira (14/4), no Centro Pastoral Jesus Bom Pastor, na zona oeste de Londrina. Eles saíram do encontro levando formulários do abaixo-assinado para conseguir adesões à iniciativa.
Os participantes conheceram o projeto da ATHIS, com dados e informações repassadas pelos coordenadores do Programa 2433 da UEL, Gilson Jacob Bergoc e Olívia Orquiza sobre a importância de garantir moradia digna aos habitantes dos municípios. A potente fala do padre Alexandre Alves na introdução enfatizou a urgência do enfrentamento da questão, que é fundamental para alcançar justiça social, vinculando-a ao tema da Campanha da Fraternidade 2026, “Fraternidade e moradia”. Habitação digna, como ele destacou, é “porta de entrada” para outros direitos como saúde, segurança e educação.
A aproximação do Movimento da ATHIS com a Igreja Católica ocorreu a partir de um contato do padre Dirceu Júnior dos Reis, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora, com integrantes do Programa da UEL. “Havia e há uma grande harmonia entre o projeto ATHIS e o texto base da campanha da fraternidade de 2026, cujo grande objetivo é a moradia digna para as pessoas”, afirma o padre. Considerado um gesto concreto da CF2026, a união da Igreja com o Movimento contou com a anuência e participação do Arcebispo Dom Geremias Steinmetz.
Com o aval da Arquidiocese, a proposta foi apresentada ao Clero, que passou a incentivar a participação de leigos nas atividades do projeto. Entre as ações, estão encontros formativos e mobilizações nas comunidades paroquiais, com foco na conscientização sobre políticas públicas e no direito à moradia Além de informar, a iniciativa busca engajar a população em processos práticos, como a coleta de assinaturas para viabilizar a implementação de instrumentos legais que permitam o uso de recursos públicos destinados à habitação.
Segundo o padre Dirceu, a proposta vai além de uma mobilização pontual. “Não é simplesmente recolher assinaturas, mas fazer com que aqueles que recolhem e aqueles que assinam tenham a consciência da relevância desse projeto”, explica. Para o diácono Marcos Cotobia Pimentel, um dos participantes do oficina de formação, a falta de moradia adequada ainda é um desafio urgente no país. “Infelizmente no nosso Brasil vivenciamos tantas realidades tão difíceis. Pessoas que moram em lugar de risco, que não têm um saneamento básico adequado”, destaca.
Isabel Santiago – Colaboradora
Com supervisão de Raquel de Carvalho – Jornalista (MTb2141 –DRT-PR)



Comentários