Nossa história
A moradia é um direito fundamental, essencial para a dignidade humana e o bem-estar social. No entanto, muitas comunidades enfrentam desafios significativos quando se trata de conseguir suas moradias adequadas e acessíveis. É aqui que entra o movimento da ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social), uma abordagem inovadora que busca garantir que todos tenham acesso a moradias dignas, independentemente de sua condição socioeconômica.
Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores e extensionistas da Universidade Estadual de Londrina - UEL, nosso projeto integrado, de extensão e pesquisa, se concentra em apoiar comunidades urbanas e rurais na busca por soluções habitacionais adequadas. Reconhecemos que a moradia vai além de simplesmente um teto sobre nossas cabeças; ela é a base para uma vida digna.
Além da UEL, as entidades que estão diretamente participando dessa construção são: o núcleo de Londrina do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o BR Cidades (núcleo Londrina), o Centro de Direitos Humanos (CDH), o grupo Papo Reto-Londrama.
Temos ainda como apoiadores: o projeto PRÁXIS, da UEL, a Associação de Professores do Paraná - APP - núcleo Londrina, a Associação dos Geógrafos do Brasil, o Sindicado dos Jornalistas Profissionais do norte do Paraná, a Associação dos Servidores da UEL - ASSUEL - - o Sindicato do Professores de Londrina - SINDIPROAL/ADUEL - e o Coletivo dos Sindicatos de Londrina
A Entidade, Instituição e Organização que tiver interesse em apoiar essa causa pode entrar em contato conosco pelo nosso end-e (e-mail): athis@uel.br
Nossa marca foi uma criação coletiva. Os integrantes do movimento consideraram a necessidade de passar uma imagem de união comunitária, expressada pelos "bonequinhos" com as mãos unidas em torno de um círculo. As cores remetem a dois significados: a diversidade de gênero e etnias e às ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU).
A cor magenta representa o objetivo 10, referente à "Redução das Desigualdades".
A cor amarelo-ouro, do objetivo 11, é referente à "Cidades e Comunidades Sustentáveis". O azul-indigo é do objetivo 17, da "Parceria e meios de implementação".
O círculo reforça a ideia de união, considerando esses três objetivos.
As casas remetem ao direito à moradia, garantido na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. As suas cores e tamanhos representam as diferentes possibilidades de intervenção: reforma, ampliação, adequação, construção nova, regularização, entre outras. A sigla ATHIS, remete ao instrumento do Estatuto da Cidade e à Lei Federal nº 11.888/2008 e "LONDRINA", que é município onde está sendo organizado esse movimento visando implantar por meio de uma lei de iniciativa popular. Por fim, a letra "O" de Londrina está subdividida nas 17 cores das ODS, simbolizando que todos se relacionam, na construção de uma sociedade mais digna, com justiça social, ambiental, econômica e espacial.