Luta por moradia é tema do 21º ENANPUR
- ATHIS LONDRINA
- 29 de jun.
- 3 min de leitura

Evento ocorreu em Curitiba e reuniu pesquisadores da área de planejamento urbano de todo o país
A luta por moradia e pelo direito à cidade foi tema de destaque no 21º ENANPUR (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), um dos principais eventos acadêmicos do país na área. Representando Londrina, o coordenador da ATHIS, Gilson Bergoc, e o arquiteto e pesquisador Thiago Souza levaram ao evento, que foi realizado em Curitiba no mês de maio, as experiências locais de mobilização, pesquisa e atuação no campo da habitação de interesse social.
Com o tema "Ideias, Políticas e Práticas em territorialidades do Sul Global", o evento reuniu pesquisadores, estudantes e técnicos de todo o Brasil para debater os desafios enfrentados nas periferias urbanas. Para Gilson, a participação foi uma oportunidade importante para refletir sobre conceitos como "Sul Global", colonialidade e necropolítica, e de como tudo isso se conecta com o direito à moradia digna.
Outras mesas-redondas chamaram atenção pela relevância dos temas. Entre elas, estavam discussões sobre "Urbanização de favelas e planejamento contemporâneo: Um diálogo do Sul Global", "Emergências climáticas e crise ambiental: os desafios para o Planejamento Urbano e Regional" e "A ‘poli-periferia’. Todas essas atividades aconteciam simultaneamente, evidenciando a diversidade dos debates promovidos no ENANPUR.
No mesmo evento, Thiago Souza, mestrando pela UEL, apresentou sua pesquisa sobre a urbanização de áreas periféricas e os desafios enfrentados por moradores de conjuntos habitacionais como o Residencial Vista Bela, em Londrina. Segundo ele, as casas são entregues em padrões que não atendem plenamente às necessidades das famílias, o que leva a reformas sem orientação técnica e que, muitas vezes, estão fora das normas de segurança. "A ATHIS tem um papel essencial em garantir que essas adaptações sejam feitas com segurança, qualidade e respeito à realidade das pessoas", afirma. Para Thiago, a luta por moradia vai além da construção da casa: envolve o acesso a escolas, saúde, transporte, espaços públicos e dignidade: “Não basta o poder público entregar a casa. É preciso pensar na qualidade urbana”, completa.
Tanto ele quanto Gilson reforçam que a participação em eventos como o ENANPUR amplia a visão sobre o que está sendo feito no Brasil, permite conhecer boas práticas, evitar erros e fortalecer iniciativas locais. A troca de experiências em diferentes escalas, desde projetos individuais até trabalhos com comunidades inteiras, é valiosa para aprimorar a atuação prática da ATHIS e da extensão universitária na área.
ATHIS Londrina: processo único no Brasil
A experiência da ATHIS Londrina teve destaque na Seção Temática de Assistência Técnica e Extensão, que reuniu 39 trabalhos de assessorias técnicas do Brasil todo. Londrina foi representada com uma iniciativa única: a construção de um movimento popular para instituir a ATHIS por meio de um projeto de lei de iniciativa popular.
Além disso, a ATHIS foi tema da Seção Especial organizada pelo CAU-BR e pelo IPEA, que discutiu o papel da arquitetura popular e das assessorias técnicas na saúde do habitat e na adaptação climática das cidades. Nessa seção, foram apresentados dados preliminares de uma pesquisa nacional que busca mapear quais assessorias atuam efetivamente com Habitação de Interesse Social (HIS), cruzando informações de registros profissionais – Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs), CNPJ, CadÚnico e de outros bancos oficiais.
“O objetivo é subsidiar a criação de uma política nacional de melhorias habitacionais (MH) e ATHIS, valorizando o trabalho das assessorias sem fins lucrativos, modelo já consolidado em países como Canadá e Estados Unidos”, afirma Gilson Bergoc. Segundo ele, nesses países esse setor representa, respectivamente, 8% e 6,8% do PIB. “No Brasil, o papel das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) tem sido central nessa frente”, complementa.
Encontros permitem ampla participação
Os Encontros Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR) são o principal fórum científico e acadêmico do Brasil na área de Planejamento Urbano e Regional e Estudos Urbanos. Realizados a cada dois anos desde 1986, os encontros reúnem pesquisadores, professores, pós-graduandos, graduandos e técnicos envolvidos na temática. A cada edição, o evento é sediado em uma cidade diferente, com o objetivo de ampliar a participação regional. A programação inclui debates, troca de experiências e apresentação de trabalhos científicos sobre temas como política habitacional, movimentos sociais e extensão universitária. |
Clara Szymula – Estagiária
Com supervisão de
Raquel de Carvalho – Jornalista (MTb 2141- DRT-PR)
Comments